02/07/2009

Mitos Solares (2).


Outra importante fonte de inspiração para Solar foi o livro Maíra de Darcy Ribeiro, que forneceu informações significativas sobre a cultura e os mitos dos índios da Amazônia. Parte dessa inspiração literário-antropológica foi apresentada em 1997 na revista Caliban n°s 2 e 3, fazendo parte também da reformulação do personagem iniciada em 2004. Embora o que chamo hoje de “versão apócrifa” tenha sofrido vários problemas e vá permanecer inédita, ela rendeu pelo menos um fruto significativo: uma nova adaptação quadrinística para os mitos do Sol, com desenhos produzidos por Laz Muniz.

O trabalho acabou ganhando autonomia em relação à história maior da qual fazia parte. Com isso, renomeada como “Ciranda Coraci”, a HQ de dez páginas foi publicada independentemente da série Solar, na revista Graffiti n°16. Por apresentar os mitos amazônicos de forma mais completa e poética, essa narrativa também não poderia ficar de fora da reformulação do herói. Enquanto “Solo Sagrado” não chega, apresento aqui uma das páginas da narrativa mitológica que será contada por um dos personagens.

2 comentários:

Amalio Damas disse...

Wellington, só tenho a dizer que é um trabalho fantástico. A pesquisa que você está fazendo para desenvolvimento das personagens é muito profissional. Isso sem contar o trabalho de produção e divulgação hercúleo, principalmente sem uma editora. É uma pena que as editoras nacionais não abram as portas para artistas como você.

Em 2005 tive uma idéia para uma história utilizando o conceito dos quatro elementos da natureza, terra, ar, água e fogo, como o Quarteto Fantástico, mas bem diferente, sem uniformes e no Brasil, porém logo em seguida foi lançado o seriado Heroes e a minha história estava muito parecida, preciso resgatar esses conceitos.

Wellington Srbek disse...

Olá Amálio,
Pois é, a indiferença das editoras foi o que mais atrapalhou minha trajetória como quadrinista. Se tivesse tido apoio editorial em projetos como o Solar, eu poderia ter me dedicado ainda mais a eles, não tendo que me preocupar com coisas como arranjar dinheiro para pagar desenhistas e imprimir revistas.
Estou fazendo uma última tentativa agora, mas no momento começo a perder as esperanças. Acho que Solar: Solo Sagrado deverá sair mesmo como edição independente, sendo meu último projeto autoral.
Sobre Heroes, acho que você não deve desistir de sua idéia por causa das semelhanças. Eu criei o Solar e 1994, tendo iniciado a reformulação dele em 2004. E quando lançaram Heroes em 2006 eu fiquei abismado com algumas semelhanças em relação a meu trabalho. Mas não desisti de relançar o Solar, mesmo porque meu trabalho era anterior.
Abraço e valeu pelo comentário!