05/04/2008

Duas versões de Sandman, num teatro da meia-noite.


Lançada no Brasil pela editora Metal Pesado em 1998, Sandman: Teatro da Meia-Noite foi relançada em 2007 pela Pixel como parte do álbum em capa-dura Dias da Meia-Noite. Escrita por Neil Gaiman e Matt Wagner e ilustrada por Teddy Kristiansen, essa HQ especial da Vertigo surgiu como uma edição comemorativa para marcar o encontro das duas principais versões de Sandman.

A história de Teatro da Meia-Noite tem como fio condutor uma trama envolvendo sexo e criminalidade, elementos comuns nas aventuras de Wesley Dodds, o Sandman detetive. Entretanto, são as sequências representando sonhos, a exemplo das que aparecem na série The Sandman, que servem para sobrepor as figuras do Mestre dos Sonhos e do herói clássico dos anos 30 e 40. Além do roteiro de qualidade, merecem destaque nessa HQ as páginas produzidas por Teddy Kristiansen, que utiliza técnicas de pintura para reforçar o clima de suspense e mistério da história.

Embora Wesley Dodds tenha aparecido na primeira história do Mestre dos Sonhos, publicada em The Sandman nº1, os dois personagens não haviam se encontrado pessoalmente, o que justificou essa edição especial. Fazendo parte da cultura popular e da literatura germânica, o Sandman, ou Homem de Areia, seria o responsável pelo sono e pelos sonhos dos mortais, os quais ele adormeceria utilizando sua areia mágica. Inspirando-se nesse folclórico personagem, o roteirista Gardner Fox e o desenhista Bert Christman criaram, em 1939, o primeiro Sandman dos quadrinhos.

Chamando-se Wesley Dodds, o primeiro Sandman não possuía super-poderes, valendo-se de uma máscara e uma arma de gás sonífero para combater o crime. Embora tenha alcançado um razoável sucesso, o personagem passou algum tempo esquecido, até ser recriado pelos quadrinistas Joe Simon e Jack Kirby em 1974. Contudo, essa nova versão do herói, que tinha como identidade secreta o nome Garrett Sanford, teve vida breve. A verdadeira consagração do nome Sandman viria através de um personagem completamente diferente, lançado no fim de 1988.

Criado pelo roteirista inglês Neil Gaiman, o novo Sandman é o Mestre dos Sonhos, a entidade que personifica o universo onírico e o ato de sonhar, aproximando-se mais da figura mitológica original. Durando setenta e cinco edições lançadas entre 1988 e 1996, a revista The Sandman alcançou sucesso de público e reconhecimento da crítica. Isso se deveu principalmente aos bons roteiros de Gaiman, embora também tenham se tornado a “marca registrada” da revista as capas criadas pelo artista Dave McKean, utilizando técnicas de pintura, colagem e computação gráfica.

Os bons resultados da revista The Sandman incentivaram a editora DC Comics a criar o selo Vertigo, dedicado a quadrinhos de terror e suspense. Além disso, o sucesso do trabalho de Gaiman & Cia motivou uma reformulação do Sandman original, que ganhou em 1993 as páginas da revista Sandman Mystery Theatre. Com histórias escritas por Matt Wagner, as HQs envolviam crime e mistério, sendo ambientadas na Nova York clássica dos anos 30 e 40, e tendo como protagonista, é claro, Wesley Dodds, o Sandman detetive. No Brasil, essas HQs foram publicadas inicialmente na revista Vertigo da editora Abril.

Nenhum comentário: